Configurando uma impressora no Linux CUPS pela linha de comando.

O CUPS é um excelente servidor de impressão e a maior parte da configuração pode ser feita pela interface gráfica da distribuição e  por ferramentas da própria distribuição como printdrake (Mandriva), yast2 (Suse), printconf (Debian e Fedora) ou pela interface do próprio CUPS acessando via navegador http://localhost:631 clicar na guia em Add Printer ou Administration e depois Add Printer quando for solicitado digitar root para usuário e a senha do mesmo, seguir os passos e pronto!

Mas se tudo isso falhar voce pode usar “a força” e simplesmente digitar no servidor os comandos para fazer diretamente a configuração.

Vamos ver alguns comandos e como instalar uma impressora HP.

lpinfo

Este comando lista dispositivos ou drivers disponíveis conhecidos pelo CUPS.
lpinfo -v
Lista os dispositivos disponíveis. É util para ver se a impressora está conectada e qual o nome correto do dispositivo.
Impressoras locais USB apresentam algo assim:
direct usb://HP/DESKJET/DESKJET_3820?serial=BR33J1H0GP18lpinfo -m
Lista todos os drivers disponíveis. A lista é grande e se queremos ver se nossa impressora esta nela podemos filtra assim:lpinfo -m | grep 3820
No comando acima utilizamos o filtro para nossa impressora exemplo HP Deskjet 3820, o comando grep exibirá somente as linhas que possuírem a sequencia 3820. É só substituir o 3820 pelo seu modelo.

lpinfo -h servidor:porta -v
Lista os dispositivos em um servidor e porta específicos. É claro troque servidor pelo nome ou IP do servidor e a porta pelo número correspondente que normalmente é 631.

lpadmin

Este comando do CUPS é responsável por configurar impressoras e classes.

lpadmin -d impressora
Define a impressora como default (impressora padrão).

lpadmin -x impressora
Exclui a impressora especificada.

lpadmin -p hp -E -v hp:/usb/DESKJET_3820?serial=BR33J1H0GP18 -m
hpijs/HP/HP-DeskJet_3820-hpijs.ppd -u allow:all -D “HP 3820” -L “Laboratorio” -o printer-is-shared=true
Calma! O comando acima adiciona uma impressora. Mas não se assuste, vamos fazer como o “Jack Estripador”, vamos por partes 🙂
O -p indica o nome da impressora que iremos adicionar, neste caso usamos hp, esse nome deve ser simples sem espaços, sem acentos ou caracteres estranhos.
-E ativa a impressora e permite que receba trabalhos.
-v hp:/usb/DESKJET_3820?serial=BR33J1H0GP18 é o dispositivo ou porta, nesse caso como temos uma impressora USB usamos o comando lpinfo -v  para descobri-lo. Obserse que todas as possibilidades serão exibidas. As impressoras locais são indicadas com diretct no ínicio. Se a impressora for paralela usamos parallel:/dev/lp0.
-m hpijs/HP/HP-DeskJet_3820-hpijs.ppd é o driver da impressora. Os drivers de impressora para CUPS vem com a maioria das distribuições já empacotados e podem ser  instalados como de costume. Os pacotes para HP levam no nome hpijs e hplip e alguns conjuntos de drivers do linuxprinting.org levam o nome de foomatic. Se você não tiver o driver para sua impressora já instalado ou na sua distribuição baixe o arquivo .ppd para sua impressora em http://www.linuxprinting.org/printer_list.cgi. Para saber o nome do driver usamos o comando lpinfo -m | grep 3820 substituindo é claro o 3820 pelo modelo de sua impressora.
-u allow:all A opção -u configura controle de acesso a nível de usuário. Vejamos algumas configurações:
-u allow:user,@printers permite acesso ao usuário user e ao grupo printers.
-u deny:user1,user2,@grupo nega acesso aos usuários e grupos definidos.
-u deny:none e -u allow:all Desativam o controle de usuários dando permissão a todos para imprimir.
-D “HP 3820” é uma descrição amigável da impressora.
-L “Laboratorio” descreve a localização da impressora.
-o printer-is-shared=true anuncia na rede que a impressora está disponível, isto permite que estações Linux tenham acesso automático a esta impressora sem necessidade de configuração ou instalação. Se não quiser que a impressora seja automaticamente exibida na rede use printer-is-shared=false.

lpoptions

Ajusta ou exibe as propriedades especificas da impressora.

lpoptions -l
Lista todas as propriedades da impressora padrão.

lpoptions -p hp -l
Lista todas as propriedades da impressora hp.

lpoptions -p hp -o opcao=valor -o opcao=valor
Define uma opção da impressora hp, as opções e seus valores devem ser de acordo com os exibidos pelo comando lpoptions -l.
Ex: lpoptions -p hp -o PageSiza=A4 -o Quality=FromPrintoutMode

Paulo José Sant’Ana
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta